As 12 Ervas temperos que podem ser cultivadas em vasos e como usá-las na culinária.

As ervas e as especiarias além de dá um toque especial aos alimentos, traz benefícios à saúde, pois possuem propriedades medicinais e são ricas em antioxidantes. Ao realçar o sabor dos alimentos, ela proporciona um outro grande benefício, já que com isso "reduz-se a necessidade de usar muito sal" o qual retém líquidos no organismo e eleva a pressão arterial. Sendo assim, é indispensável no nosso dia-a-dia para o preparo dos mais diversos pratos. Só não devem ser usadas em excesso, pois podem mascarar o sabor de outros alimentos!
 Imagem: www.hgtv.com

A maioria das ervas são muito utilizadas na culinária francesa, principalmente na região do mediterrâneo e  são encontradas nas feiras supermercados. E o melhor: Podem ser plantadas em vasos pequenos para ser consumidas frescas e assim melhor aproveitar o seu aroma e sabor além de poder usá-las para fazer deliciosos e terapêuticos chás.  

No universo dos temperos, alho, sal e cebola são a trilogia básica usada para dar sabor aos alimentos, mas na hora de preparar uma refeição especial e trazer à tona novos sabores, o básico já não serve. Para isso, é importante conhecer os temperos e saber quando usá-los e como combiná-los.

Vamos então conhecer alguns desses temperos, que também são chamados de ervas aromáticas:

ALECRIM
Tem sabor fresco e doce, o alecrim é recomendado no preparo de uma grande variedade de carnes e alguns pratos de peixe. Dá sabor especial às batatas e azeites, sopas de legumes e outras. Pode ser usado como decoração em pratos prontos antes de servi-los.
CEBOLINHA
Cebolinha, tanto crua como cozida, é muito usada nas cozinhas chinesa e ocidental. É indispensável no preparo de saladas, sanduíches, sopas e omeletes. Dá sabor especial a queijos cremosos e patês. Pode decorar pratos prontos, antes de serem servidos. Veja aqui: como cultivar cebolinha em um copo com água.


CEREFÓLIO
Semelhante à salsa, o cerefólio é uma erva originária da região mediterrânea da Europa, sendo conhecido como "folha da alegria". Muito usada na cozinha francesa, de aroma delicado, o cerefólio pode ser usado em tudo o que leva salsa: omeletes, saladas, vinagretes, molhos com creme e sopas. Procure acrescentar ao prato cozido, no último instante.



COENTRO
Muito conhecido da cozinha brasileira, em especial da cozinha do Norte e Nordeste, o coentro tem um aroma singular que combina muito com pratos como: moquecas e caldos de peixe. Também usado em saladas de tomate, coentro e azeite. Faz parte do famoso molho curry.




ENDRO DILL
Na Índia, existe uma longa tradição com o endro dill, tanto culinária quanto medicinal. As suas folha dão um sabor suave e agradável à comida pouco temperada como arroz, sopas, saladas e peixes. Suas sementes e folhas são essenciais no preparo de picles. Também faz parte dos ingredientes do molho curry


HORTELÃ
Aromática e perfumada, a hortelã é básica na cozinha árabe, tanto no preparo de pratos típicos quanto na decoração. Também é muito usada no preparo de chás, assados e grelhados, em geral. É indicada para enriquecer sobremesas. 



MANJERICÃO
O manjericão, 
(possui várias espécies) é ideal para saladas, pratos de massa, omeletes, sanduíches e molhos à base de tomate. As folhas do manjericão são muito delicadas. Procure acrescentá-las ao prato cozido, no último instante.  As folhas são usados cruas em molhos, massas como pizzas e em saladas e também para fazer molho pesto.

MANJERONA
A manjerona t
em sabor semelhante ao orégano, "com sabor mais acentuado",   é muito popular na cozinha grega e italiana. São usadas no preparo de pratos como carne, sopas, molho de tomate, pizzas, e para dar sabor em óleos em geral. Ótimo no preparo de condimentos para suflês, omeletes, batatas e pratos com queijo.





ORÉGANO
De sabor forte e aromático, o orégano combina bem com tomate fresco, molhos à base de tomate, especialmente em pizzas. Pode, também, ser usado em omeletes, assados e pratos com queijo. Faz parte do famoso *Fines Herbes (tempero francês com várias ervas).




SALSÃO/AIPO
Com folhas aromáticas e saborosas, é indicado para dar sabor a legumes, sopas, cozidos, peixes, aves e assados em geral.





SALSINHA
De aroma suave e agradável, é indispensável no preparo de saladas, sopas, molhos e temperos em geral. Quando cozida, a salsinha destaca o sabor do prato principal. Geralmente é usada no clássico *Bouquet Garni (
clássico tempero usado na culinária francesa).






SÁLVIA
Suas folhas aveludadas emprestam fina decoração em pratos prontos para servir. A sálvia é muito usada na cozinha alemã e do norte europeu. Pode ser usada em molhos, aves e peixes, como também em biscoitos, e as folhas cruas pode temperar saladas.



TOMILHO
Muito popular na Europa Mediterrânea, é parte essencial dos famosos Fines Herbes* e Herbes de Provence* (temperos franceses com várias ervas) e do clássico Bouquet Garni*. Combina com ensopados, a
romatizando os guisados, patês, molhos e pães. Vai bem em peixes e frango, tempera queijos, compõe molhos, dá sabor especial a caldos, sopas. Deve ter cuidado e moderação ao usá-lo, pois o seu sabor  pode roubar o sabor no qual sempre entra como um coadjuvante.


*Bouquet Garni(clássico tempero na culinária francesa). Tem as combinações de ervas: Tomilho, louro, salsa, salsão e alecrim.
*Herbes de Provence: manjericão, manjerona, alecrim, segurelha, tomilho, flores de lavanda e louro em proporções diversas.

0 comentários:

Postar um comentário